AcroNett

Wireless Networking

 

 

 

 

Airaya AI 4958 N     MANUAL     DATASHEET     

 

Nos últimos anos as redes ethernet sem fio tem experimentado um grande crescimento comercial com grande sucesso e alternativa de acesso à Internet, e temos uma grande expectativa que este crescimento se mantenha e até aumente nos próximos anos. O mercado de wireless vai representar mais de 1 bilhão de reais em 2008 apenas no Brasil.

Por outro lado, precisamos garantir preços e tecnologia competitiva para os provedores de serviços de banda larga Wireless, assim aumentarão cada vez mais empresas especializadas, bem como, profissionais cada vez mais capacitados a operar estes backbones.

Para isso trabalhamos duro para desenvolver um equipamento de grande largura de banda Wireless Ethernet de baixo custo.

 

Dados do Rádio Airaya cada lado do Enlace sem as antenas:

A caixa contém um rádio que não necessita Pigtail pois o conector é tipo "N fêmea" direto na caixa do rádio, e uma fonte de Alimentação tipo 5 Volts e 2 Ampères comum.

 

Ponto a Ponto e Ponto Multiponto:

Os Rádios Airaya 4958 N se prestam tanto para aplicações Ponto a Ponto quanto para aplicações Multi Ponto. Cada um dos rádios Airaya 4958 N "falam" com mais 32 unidades ou seja numa célula tipo Cluster com 4 Airaya 4958 N, painéis tipo 90 Graus você pode contar com boa performance até 128 clientes 4958 N 32 em cada setor.

 

Dados técnicos do rádio:

Modos de Operação suportados: Ponto a Ponto e Ponto Multiponto


Freqüências suportadas:

Quad Band
- 4.94-4.99 GHz
- 5.25-5.35 GHz
- 5.45-5.72 GHz
- 5.725-5.85 GHz

 

Liberadas para uso no Brasil:


- 5.45-5.72 GHz

- 5.725-5.85 GHz


- Número de Canais Suportados: 172

- Número de Canais Suportados no Brasil: 86

- Sobreposição máxima em canais de 5 Mhz : 43 Equipamentos operando simultneamente.

- Sobreposição mínima em canais de 40 Mhz : 8 Equipamentos operando simultaneamente.

- Limiar de recepção do rádio: -91 Dbm.

- Segurança Integrada: Protocolo bridge proprietário AIRAYA, Autenticação de link e encriptação 128 bits AES.

- Monitoramento de Sinal e Alinhamento de Antena: monitoramento em tempo real dos rádios local e remoto, baseado em página web ou telnet, com indicação de RSSI.

- Gerenciamento do Rádio: Monitoramento local e remoto incluindo Uptime, Qualidade de Sinal, Data Rate, Pacotes recebidos e transmitidos, quantidade de pacotes com erros. Por web, telnet ou SNMP.



Outras Características:


Banda Real TCP/IP medidas em FTP.

Canalização................................Performance real IP

40 Mhz...........................de 38 Mbits/s a 10 Mbits/s.

20 Mhz...........................de 21 Mbits/s a 05 Mbits/s.

10 Mhz...........................de 10 Mbits/s a 03 Mbits/s.

05 Mhz...........................de 08 Mbits/s a 1,5 Mbits/s.



A modulação DATA RATE e canalização 40, 20, 10 e 5 MHZ dependem das condições do enlace, distância, tamanho da antena e experiência do Instalador. Sugerimos usar BEST para alinhamento depois verificar no Advanced qual a modulação usada pelo rádio e fixar a melhor obtida, se o ambiente estiver muito poluido de RF com ruido e outros rádios use sempre 20 Mhz ou 10 Mhz e o Data Rate em Best para evitar a queda do enlace devido a um salto de modulação. Em ambientes limpos de ruído espectral a modulação pode ser fixada para maior performance. Em Links curtos até 6 Kms os Airaya chegam a performance similar a um E3 ATM de 34 Megabits/s. Você pode agregar de 2 a 5 enlaces Airaya com dois Switches em port mirroring chegando facilmente a performance real de 150 Megabits. Para esses enlaces recomendamos dois Switches 3226 L da Dlink com preço estimado em U$ 550,00 dolares cada.


Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre ruido, perda de pacotes, falta de Sinal, pouca largura de banda, falta de Upload.


Os enlaces com estes equipamentos não apresentam esse tipo de problema. São todos ponto a ponto, podem ser empilhaveis até 04 rádioenlaces por POP, não interferem nos rádios 2,4 Ghz IEEE 802.11b/g, e não sofrem interferência.


Outra característica deste equipamento é que ele ou funciona a 6 Mbp/s ou simplesmente não funciona, caso o sinal seja pobre demais. Isso é excelente, pois não causa perda de pacotes dos rádios WIFI tradicionais, o Airaya não faz fall back se o usuário assim desejar, ele da mesma forma não troca de modulação, etc.


Ou funciona ou não funciona, não existe meio termo, muito comum em equipamentos Wi-Fi 2,4 Ghz.


Em testes os rádios Airaya 4958N com antenas de 90 Cm chegaram a 64 Km, mas não podemos garantir performance total em enlaces tão longos.

 

 

Algumas considerações sobre os Rádios Airaya:


- Caixa de metal : Rádios Airaya não sofrem danos com impacto nem com ruidos vindos de rádios próximos, por ser totalmente blindado o RF sai apenas pelo conector.


- Fonte: a Fonte do Airaya custa U$ 10,00 contra mais de U$ 200,00 dos seus concorrentes diretos. Uma fonte de Dlink Dwl900, Buffalo, Dwl2100, ou similar pode operar um rádio Airaya 4958 N normalmente.


- Custo do Cluster: Clusters de Airaya são 4 vezes mais baratos que TODOS os seus concorrentes.


- Um pouco sobre MESH: A Arquitetura MESH (malha) dos rádios Airaya é o que existe de mais moderno em topologia de rede no mercado, você pode ligar qualquer Airaya na sua rede a qualquer rádio simplesmente cadastrando os vizinhos e tendo cobertura Wireless dentro dele, nos Airaya desaparecem os conceitos antigos de AP ou Base, todos são AP, todos são base, todos são clientes e todos fazem Ponto a Ponto.


- Rádio de Backup: Por ser MESH apenas um rádio de Backup é necessário para toda a sua rede.

- Simplicidade: Por ser simples, de fácil instalação e monitoramento e grande performance os Airaya são a migração natural da sua rede.


- Garantia: A garantia e assistência técnica dos Airaya AI 4958 N é dada no Brasil. Por ter laboratório no Brasil o equipamento pode ser reparado localmente agilizando no RMA. Nenhum outro fabricante tem essa agilidade no Brasil.


- Prazo de Garantia: 12 mêses nos Ativos, 90 dias para antenas e cabos, pois estes sofrem muito desgaste na natureza principalmente quando instalados em regiões litorâneas.

 

- A Garantia não cobre: Raios, danos elétricos, sobrecarga de energia pela porta Ethernet, invasão de água ou óleo dentro da caixa de metal, ou qualquer outro dano proveniente de mau uso do equipamento, entretanto você pode encaminhar os equipamentos com nota de remessa para conserto que os mesmos serão consertados e o conserto cobrado mediante aprovação do orçamento.

 

 

 

 

 

Home